Notícias

Projeto de Banco de Alimentos em Rosário do Catete ganha apoio de Fábio Mitidieri

24 Setembro

Uma iniciativa pioneira no estado de Sergipe ganhou apoio, nesta terça-feira (24), do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). O Banco de Alimentos, que será iniciado em Rosário do Catete, foi apresentado ao parlamentar pelo prefeito do município, Vino Barreto, e sua equipe de secretários municipais. A ideia, que surgiu em 2018, deve movimentar a economia local e incentivar os produtores locais.

O deputado ficou contente com a explicação da diretora de Desenvolvimento Econômico de Rosário do Catete, Ana Cristina Sobral, e demonstrou apoio à iniciativa. “É uma ideia pioneira no estado e merece toda a atenção. A equipe veio pedir meu apoio e estarei à disposição, via emendas, para possibilitar essa construção do Banco de Alimentos”, disse Mitidieri.

Ana Sobral explicou que a ideia surgiu para buscar soluções para o desenvolvimento econômico, rural e do comércio local por meio de um equipamento público para um programa de segurança alimentar. “O Banco vai captar alimentos com doações de empresas alimentícias e, em sua grande parte, da compra de alimentos de produtores familiares locais. Hoje 30% da merenda escolar vem destes produtores menores, mas como em Rosário do Catete ainda era pouca a produção, acabava que comprava-se de fora. E é aí que vamos entrar para fortalecer o produtor local”, observou a diretora.

Ela ainda foi além: “O município vai comprar destes produtores para armazenar e também para produzir derivados neste Banco de Alimentos. Parte será destinada às famílias em situação de insegurança alimentar, como doação mesmo, e também destina-se para a merenda escolar das escolas municipais”, completou.

Com o projeto, espera-se que mais produtores locais apareçam no município, gerando mais empregos tanto no campo, quanto na feira livre do município.

Fale com Fábio