Notícias

Esporte em pauta: Em dia de atividade na Comissão, Mitidieri defende fiscalização na base dos clubes

20 Março

O esporte brasileiro ocupou as principais atividades do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE) nesta quarta-feira (20). Muito ligado e atuante no tema, o parlamentar teve um início intenso nas atividades de presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados. Pela manhã, acompanhado do deputado Danrlei de Deus (PSD/RS), esteve no gabinete do Secretário Especial do Esporte, General Marco Aurélio para uma reunião de alinhamento com a pasta. À tarde, presidiu a primeira reunião da comissão para aprovação de requerimentos.

Mitidieri tem uma preocupação com o desenvolvimento do esporte que o acompanha desde os primeiros anos de sua carreira política. Ao abrir a primeira reunião deliberativa da Comissão de Esportes, o parlamentar lembrou que os trabalhos do ano serão no âmbito de evitar que o assunto perca relevância dentro do país. “O trabalho da Comissão será fazer com que o esporte não sofra, tendo em vista que perdeu o status de ministério. Hoje estive com o secretário, General Marco Aurélio, e sabemos que o orçamento para o esporte vem sendo reduzido a cada ano. É uma economia muito pequena que pode gerar um prejuízo grande”, analisou.

A Secretaria Especial do Esporte deve ter representantes frequentes na Comissão. Para que todos os membros tenham conhecimento sobre como anda a situação do desporto no país, há a necessidade de ouvir o Secretário. “Queremos ouvir aqui como está a situação atual. Como andam os programas sociais do antigo Ministério, agora Secretaria Especial. Queremos saber se o esporte está perdendo, o que está ganhando, enfim, conhecer para fazer o melhor”, defendeu Mitidieri.

As categorias de base ganharam a atenção de alguns dos principais requerimentos aprovados hoje. Guiados pela tragédia que ocorreu com atletas jovens do Flamengo no começo de fevereiro, os membros da comissão entenderam que há uma necessidade em ouvir, em audiência pública, representantes de clubes, do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros para saber como andam as situações de alojamentos por todo o país.

Além disso, ainda querem visitar locais de treinamento e alojamento de clubes de todo o país, com o objetivo de tomar conhecimento sobre como os jogadores da base estão sendo tratados pelas agremiações. “Aprovamos e vamos fazer uma visita técnica a clubes das Séries A, B, C e D, além daqueles clubes que só trabalha com divisões de base, para revelar jogadores, para entender como estão tratando esses jovens Brasil afora. Vamos ouvir os dirigentes e os jovens também”, explicou.

Reunião com o Secretário Especial do Esporte
Mais cedo, também como presidente da Comissão, e acompanhado do 1º vice, Danrlei, Fábio Mitidieri se reuniu com o General Marco Aurélio, Secretário Especial do Esporte, para se aproximar da pasta e conduzir melhor os trabalhos de legislação e fiscalização do desporto.

Apesar dos assuntos variados, que passaram desde o futebol e o amadorismo que ainda ronda a principal modalidade do país, até os programas de inclusão e utilização de esporte como ferramenta de educação. Em todos os casos, a conclusão foi a mesma: tudo precisará ser debatido no legislativo para que haja uma mudança. “O começo vai ser lá na Câmara mesmo. E essa é a hora da gente se somar [Secretaria Especial e Comissão] e ajudar um ao outro”, disse Mitidieri.

Fale com Fábio