Notícias

A convite da OAB-SE, Mitidieri participa de audiência pública sobre Cannabis Medicinal

07 Outubro

A Cannabis Sativa é uma planta estigmatizada, mas que tem sua história escrita há vários séculos na medicina. Atualmente a erva tem voltado a ser protagonista por conta do conhecimento público em relação a sua eficácia no tratamento de pessoas com fortes dores, câncer, Alzheimer, Parkinson, insônia, ansiedade, fibromialgia, entre outras doenças crônicas. Como autor do Projeto de Lei 399/2015, que fala sobre a regulamentação do seu uso medicinal, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) participou, na noite desta segunda-feira, 7, de uma Audiência Pública sobre o tema, promovida pela Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB-SE).

Engajado em levantar bandeira acerca do assunto, o parlamentar vem se destacando ao debater o tema dentro e fora do estado. Para ele, a Ordem dos Advogados tem um papel fundamental junto à sociedade civil no esclarecimento de assuntos polêmicos como este. “Eu vejo muita gente preocupada com a liberação do uso recreativo, com medo até no que diz respeito ao estímulo ao tráfico de drogas. É bom que se deixe claro que essa não é a minha defesa. Estamos falando de regulamentar a fabricação e o uso de remédios feitos com a cannabis. Apoiar este projeto é salvar vidas, criando uma legislação mais correta e justa”, destacou.

Representando o presidente da OAB-SE, Inácio Krauss, na audiência pública, o advogado David Garcez ressaltou o papel da instituição. “Esta não é uma demanda só da classe jurídica, mas contempla os anseios de toda uma classe médica, dos profissionais de saúde e dos pacientes que são potenciais beneficiários dos avanços da utilização da cannabis para o tratamento. O convite ao deputado Mitidieri foi praticamente uma convocação e a gente se sente bem representado nessa perspectiva. Enquanto estamos fortalecendo a cultura de uma nova concepção do potencial da planta, ele está no Congresso, propondo uma mudança efetiva na Legislação.”

Participaram da mesa, junto ao deputado, os palestantes Pedro Mello, médico acunputurista e especialista em Neurociências Aplicadas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Renata Monteiro, farmacêutica e membro da CULTIVE (Associação de Cannabis e Saúde); e José Ronaldo dos Santos, PHD em Neurofarmacologia.

Fale com Fábio